banner_monte_verde


A história de Monte Verde começa em 1950, quando o letão Verner Grinberg, que se mudou ainda jovem da Letônia para o Brasil com o pai, comprou terras da Fazenda do Selado, que ficava na região de Campos do Jaguari, na serra da Mantiqueira.

Grinberg e o pai se estabeleceram no antigo município de Varpa Paulista, que ficava a cerca de oito horas de viagem de Campos do Jaguari. Mas em 1938, ele e a mulher, Emília, decidiram comprar as terras da fazenda porque gostaram do clima ameno e da vegetação, que fazia lembrar a Europa. O antigo dono não esperava muito do lugar, ainda quase desabitado.

Eles construíram a primeira casa e depois foram comprando, aos poucos, outras fazendas próximas. Passaram a fornecer hospedagem aos viajantes familiaque passavam por ali e para isso construíram o hotel Pinus, que hoje não pertence mais à família.

Verner Grinberg comprou tantas terras que praticamente se tornou o dono daquela vila que, por isso recebeu seu nome: em alemão, grin quer dizer ”verde“ e berg significa “monte”. A partir de 1950, ele foi fazendo do loteamento de suas terras a fonte de renda, mas também cuidou da infra-estrutura da vila, contratando operários da construção civil para abrirem ruas e promoverem a urbanização da vila.

Grinberg, nascido em 1910, e a mulher, Emília, um ano mais velha, já não moram em Monte Verde. Eles vivem em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, já que a idade avançada provoca necessidade de cuidados médicos. Até o final da década de 90, eles ainda moravam na vila e estavam à frente dos negócios da família, que tem empreendimentos imobiliários e serraria.

Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia, estado monteverdebrasileiro de Minas Gerais. Tem acesso pela rodovia Fernão Dias distando da cidade de São Paulo cerca de 168 quilômetros, sendo 30 deles em estrada íngreme. Em 2009 o governo do Estado de Minas Gerais comprometeu-se a melhorar a infra-estrutura da região.

Está a 1554 metros de altitude, com ótimas pousadas tem como característica principal a natureza e o frio na temporada de inverno. Seu clima é tropical de altitude, com características de clima subtropical devido ao seu relevo montanhoso (tropical de altitude Cwb), segundo a classificação do clima de Köppen, mesmo em baixa latitude: 22º51'47" sul, sua temperatura atinge valores negativos no inverno (mês de Julho). Seus verões são amenos e chuvosos e seus invernos são frios e pouco secos.

Monte Verde ganhou em 2008 o título de melhor destino de inverno do Brasil e, em 2009, o título de cidade mais romântica na votação promovida pelo site Viajeaqui e revista Quatro Rodas, da Editora Abril.
Sua paisagem está destacada por árvores de Mata Atlântica, como o ipê e o carvalho, mas também possui vegetais de áreas subtropicais mescladas a estas outras, como o pinheiro-do-Paraná ou araucária, e os Cedros entre outras árvores aqui não descritas.
Se fosse um município, esse seria o 2º (segundo) município com a sede mais alta do Brasil perdendo apenas para a cidade de Campos do Jordão, no estado de São Paulo, que está à 1628 metros de altitude. Seu acesso é difícil para aqueles que vêm dos estados do Norte ou que vem do Rio de Janeiro, pois não há uma estrada direta para se chegar lá. Somente cruzando o estado de São Paulo ou vindo de Belo Horizonte, a Rodovia Fernão Dias é que se tem acesso à região.

Acolhedora, Monte Verde recebe e agrada famílias com filhos pequenos, jovens em busca do ecoturismo e casais apaixonados. A geografia local colabora para essa união de interesses tão diferentes, pois atende tanto quem busca o turismo contemplativo, como quem não se contenta apenas em apreciar belas paisagens e quer interagir, explorar e "viver" mais emoções do que cabem em um álbum de fotos de viagem. Ou seja, Monte Verde oferece prazeres para quem só quer fazer uma boa caminhada pela manhã, saborear um strudell numa charmosa casa de chá, namorar à beira da lareira, cavalgar com as crianãs ou até praticar esportes mais radicais.

A mescla dessas características humanas com a natureza bem preservada na região transformam Monte Verde num convite à paixão em qualquer estágio da vida de um casal. O Friozinho dá vontade de se enroscar sob os edredons, enquanto as ruas tranqüilas estimulam passeios de mãos dadas sob o sol morno ou sob o luar.

 
Nossos Parceiros

seta Parceiro número 1
seta Parceiro número 2
seta Parceiro número 3
seta Parceiro número 4
seta Parceiro número 5
Pousadas +

seta Pousadas número 1
seta Pousadas número 2
seta Pousadas número 3
seta Pousadas número 4
seta Pousadas número 5
Hotéis +

seta Hotéis número 1
seta Hotéis número 2
seta Hotéis número 3
seta Hotéis número 4
seta Hotéis número 5
Restaurantes +

seta Restaurante número 1
seta Restaurante número 2
seta Restaurante número 3
seta Restaurante número 4
seta Restaurante número 5